O presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, senador Humberto Costa, divulgou nota nesta segunda-feira (7/7) comunicando aos militantes do partido que a justiça derrubou a liminar que permitia a inscrição de Dandara Tonantzin na disputa pela presidência da legenda em Minas Gerais. Ele propôs à Comissão Executiva Nacional que realize a eleição no diretório mineiro no próximo domingo (13/7), sem a participação de Dandara. De acordo com interlocutores petistas, o Diretório Nacional teria indicado que irá acatar a proposta.

O pleito no estado foi suspenso devido às incertezas jurídicas relacionadas ao tema e, enquanto não for realizado, deixa em aberto o resultado da eleição nacional do partido. "Por fim, proponho a Comissão Executiva Nacional (CEN) realizar o PED 2025 no Estado de Minas Gerais no próximo domingo, dia 13/07/2025. Conforme as resoluções e o Regimento aprovado pelo Diretório Nacional", diz o texto.

A eleição interna do PT ocorreu no domingo (6/7), mas o partido ainda não divulgou o nome do novo presidente nacional. O principal entrave é a judicialização da disputa em Minas Gerais. Uma reunião da Executiva nacional deve ser realizada ainda hoje para deliberar sobre o tema. 

“Diante desses fatos, a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores informa que o PED 2025 no estado de Minas Gerais será realizado em observância à decisão judicial e em harmonia com as deliberações internas do partido que, em  duas  diferentes instâncias, indeferiu a candidatura da deputada Dandara ao cargo de presidente do PT MG”, conclui a nota.

Há expectativa de que o resultado nacional seja anunciado nesta segunda-feira, mas ainda sem qualquer confirmação oficial. A divulgação depende da apuração dos votos válidos e da existência de margem suficiente para declarar um vencedor mesmo sem os votos dos filiados mineiros. Caso contrário, será necessário aguardar a eleição ser realizada em Minas.