Eleições

'Era imprevisível o que viria pela frente', diz Leite sobre voto em Bolsonaro

Eduardo Leite diz que decidiu voto com base no passado dos candidatos, mas que pandemia mostrou falta de humanidade do presidente

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 19 de outubro de 2021 | 13:49
 
 
 
normal

Governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Eduardo Leite afirmou em debate com postulantes tucanos ao Palácio do Planalto que não era possível imaginar o que aconteceria quando escolheu votar em Jair Bolsonaro no segundo turno da disputa presidencial. Questionado várias vezes sobre isso no debate promovido pelos jornais "O Globo" e "Valor", ele defendeu que não deu apoio ao atual presidente, mas apenas declarou o voto, com base no que conhecia sobre o passado de cada um dos candidatos.

"Naquelas condições, naquele contexto, naquele plebiscito que é uma eleição de segundo turno, (de disputa de) um projeto político que já tinha sido desastroso para o Brasil de eliminação de empregos, de recessão econômica, e um outro que tinha muitas críticas que eu fiz no processo eleitoral, eu não aderi, eu não abracei o candidato Jair Bolsonaro. Eu não fui atrás dele pra tirar foto, eu não tentei associar minha campanha à dele. Fiz as minhas críticas, mostrei as minhas diferenças. Mesmo assim não sabíamos que viria a pandemia, em que a falta de humanidade, de sensibilidade, custariam tantas vidas como estão custando, inclusive economicamente. Aí está o erro (da escolha em Bolsonaro). Mas era imprevisível o que viria pela frente. A gente sabia o que era o passado de cada um deles", afirmou.

Mais cedo, em um questionamento do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, que também é pré-candidato pelo partido, se não melhor ter perdido as eleições sem apoiar Bolsonaro, Eduardo Leite afirmou que fez apenas uma declaração pública, mas que não vinculou seu nome a Bolsonaro nem fez material de campanha com ele, em clara referência a João Doria, o outro adversário nas prévias, que lançou a campanha "Bolsodoria" para ser eleito.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!