Na avaliação da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, as eleições municipais de 2020 estarão interligadas com o debate nacional. Em passagem por Belo Horizonte, onde compareceu à posse da nova diretoria da legenda em Minas, ela voltou a reforçar que o partido terá candidatura própria à capital mineira. Os nomes serão discutidos ao longo do próximo ano.

“Claro que as eleições municipais são prioridade. Em 2020 teremos a oportunidade de falar com a sociedade brasileira, então é importante o PT estar preparado. É um debate local, as pessoas querem saber sobre a realidade dos seus municípios, mas também avaliamos que vai ter um componente nacional grade”, disse, em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).

Na avaliação de Gleisi, não é possível falar sobre saúde “sem falar sobre o financiamento do SUS” ou “sobre a política de médicos nas unidades de saúde”. “Tiraram os médicos cubanos e colocaram o quê no lugar?”, questionou, referindo-se à extinção do programa Mais Médicos. Em agosto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lançaram o programa Médicos Pelo Brasil, que substituiu a iniciativa anterior.

A presidente nacional do PT ressaltou que a intenção é aumentar o número de prefeitos e vereadores do partido em Minas, mas que ainda não há estimativas. Ela disse acreditar que o pleito de 2020 será mais positivo do que em 2016. “O PT está recuperando respeito e credibilidade junto à sociedade brasileira. O povo começa a ver que teve uma grande mentira orquestrada contra o partido, principalmente com relação aos processos contra lideranças do partido e contra a liderança maior”, disse, referindo-se ao ex-presidente Lula.

Belo Horizonte

Sobre a disputa pela prefeitura da capital mineira, ela reforçou que a sigla terá nome próprio. “É uma cidade que consideramos importante. É estratégica para o partido do ponto de vista de Estado e nacional”, disse. Sobre a escolha dos nomes, Gleisi disse que no início de 2020 haverá uma conversa para a definição da candidatura.

“Vamos fazer uma conversa, uma discussão com companheiros no início do ano e ter um método para que possamos ter a escolha. Não tenho dúvidas de que vai ser uma candidatura representativa do partido, com condições e capacidade de fazer a interlocução da sociedade, e a gente partir para a reconstrução do PT aqui (em Minas”, ressaltou.

Gleisi esteve em Belo Horizonte juntamente com o ex-candidato do partido nas eleições de 2018, Fernando Haddad, para a posse do deputado estadual Cristiano Silveira como novo presidente da sigla em Minas Gerais.