BRASÍLIA — O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatará os brasileiros no Líbano decolou de Lisboa com destino ao aeroporto de Beirute nesta manhã de sábado (5). A previsão é que a aeronave pouse na capital libanesa às 11 horas, e pouco mais de duzentos brasileiros deverão embarcar rumo ao Brasil.
A FAB deu início à operação de repatriação na última quarta-feira (2), quando o avião KC-30 decolou do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Lisboa. A aeronave permaneceu estacionada até este sábado, quando o governo brasileiro avaliou que era seguro transportar as pessoas até o aeroporto.
Nessa sexta-feira (4), os passageiros que embarcarão para o Brasil receberam as orientações da FAB sobre os procedimentos no aeroporto de Beirute. "Em consequência da necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigirão ao aeroporto da capital libanesa, a operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje", informou o Itamaraty após o cancelamento.
O Ministério das Relações Exteriores segue recomendando que aqueles brasileiros que têm condições de deixar o Líbano com recursos próprios o façam. O aeroporto da capital libanesa permanece em operação para voos da Middle East Airlines. Segundo o ministro Mauro Vieira, cerca de 20 mil brasileiros moram no Líbano, e, até agora, pelo menos 3.000 demonstraram interesse na fial da repatriação.