BRASÍLIA - Durante uma agenda em Feira de Santana, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo aos deputados governistas para que defendam mais ativamente a atual gestão das críticas recebidas.
"Não é pouca coisa ter a bancada de deputados federais. A bancada só precisa aprender a defender mais a gente das porradas que a gente toma. Nós muitas vezes não gostamos de enfrentar o debate, e aquele microfone foi feito para a gente debater e não há nada que a gente não possa dar uma resposta", afirmou o presidente.
Lula foi enfático ao afirmar que quem critica o governo "não vale uma titica de cachorro" e orientou os deputados: "Temos que levar em conta que não temos que levar desaforo para casa".
Apesar das críticas aos deputados, Lula elogiou o trabalho do ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacando que, apesar das divergências com outros membros da Esplanada dos Ministérios, Rui Costa e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, formam uma "dupla quase imbatível", comparando-os aos atacantes Bebeto e Romário, campeões do mundo na Copa de 1994.
"Eles não deixam nada escapar. Nenhum ministro conta uma mentira pra mim, sem que o Rui e a Miriam desmintam. É por isso que muitas vezes vocês ouvem que há muita divergência entre Rui Costa e outros ministros. A presença do Rui Costa e da equipe que ele montou é a certeza que eu posso dormir tranquilo e que ninguém vai tentar me dar uma rasteira", declarou Lula.
Durante o evento, Lula participou da inauguração do lote 6 das obras de duplicação e adequação da BR-116, entre Feira de Santana e Santa Bárbara, na Bahia. A obra envolve a duplicação de 40 quilômetros, implantação de vias laterais e restauração da pista atual, com a construção de duas interseções e sete retornos, totalizando um investimento de R$ 467 milhões.
Além disso, o governo federal assinou quatro ordens de início de serviços e lançou duas licitações para obras de infraestrutura na BR-030. O presidente também assinou uma portaria autorizando a contratação de empreendimentos para o programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de 1.075 unidades habitacionais em Feira de Santana.