BRASÍLIA. O ex-ministro José Dirceu deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta quarta-feira (31), com uma suspeita de insuficiência coronária. Segundo boletim médico divulgado no fim da tarde, a internação se deu “para avaliação de saúde”, aos cuidados do médico Roberto Kalil Filho e sua equipe.
“Dada a hipótese clínica de insuficiência coronária, fará exame de cateterismo cardíaco previsto para ocorrer amanhã”, diz o boletim.
A insuficiência coronária é causada pelo acúmulo de gordura nas artérias, prejudicando a irrigação do coração, que passa a não receber os nutrientes e o oxigênios suficientes para o pleno funcionamento do órgão.
Dirceu teria sentido um mau estar no retorno de uma viagem para a China, tendo sido internado com uma possível intoxicação alimentar. Depois, o petista melhorou desses sintomas.
“Não se preocupem militância, estou bem e daqui a pouco estarei na luta com vocês novamente!”, publicou José Dirceu em sua página do Instagram.
Desde que teve seus direitos políticos recuperados, José Dirceu vem planejando retornar definitivamente à política nas eleições de 2026, na qual planeja se candidatar a uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Desde o início do ano, Dirceu tem aparecido publicamente com mais frequência, como em uma sessão solene do Congresso Nacional, em abril. Sua festa de aniversário, no último mês de março, reuniu políticos de variados espectros políticos em Brasília. Além disso, tem participado mais ativamente de discussões internas do PT.
Nesta terça-feira (30), o ex-ministro do primeiro governo Lula foi às redes sociais defender a eleição da Venezuela que apontou como vencedor o atual presidente, Nicolás Maduro, em meio a suspeitas de fraude e protestos da oposição.