BRASÍLIA – A primeira transmissão do Defesa Civil Alerta, sistema do governo federal que enviará avisos de emergência sobre desastres por celular, será feita na tarde deste sábado (10). Entre os 11 municípios que vão participar dos testes está Indianópolis, no Triângulo Mineiro. Na cidade mineira o alerta, por meio de mensagens e sons, será enviado para os celulares das pessoas que estiverem na região às 15h45.
O teste será feito da sala de situação de controle do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, O envio do alerta terá a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius; e da conselheira-substituta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Cristiana Camarate.
O programa complementa outros sistemas de alerta já existentes para prevenção e mitigação dos impactos causados por tragédias. Ou seja, não irá substituir os atuais serviços, como as mensagens que chegam por SMS. O alerta irá sobrepor qualquer outro conteúdo que estiver na tela do usuário no momento do aviso, como um vídeo que estiver em exibição. Não haverá necessidade de cadastro prévio.
A partir da rede de telefonia, haverá aviso vibratório e sonoro semelhante a uma sirene, inclusive nos celulares que estiverem em modo silencioso, quando houver risco extremo. Esse é o alerta de nível mais grave, quando há ameaça à vida ou à propriedade. O outro tipo será o aviso de risco severo, que indica necessidade de medidas de proteção. Nesse caso, o sinal sonoro será um “beep” que não irá soar em celulares no silencioso.
Todas as pessoas que estiverem ou passarem por áreas de risco serão comunicadas, sejam elas residentes ou visitantes, inclusive estrangeiros. Para isso, no entanto, será necessário estar com cobertura de internet 4G ou 5G no momento do envio da mensagem. Também serão enviadas orientações de proteção, como a necessidade de deslocamento para abrigos. O conteúdo será de responsabilidade das Defesas Civis estaduais e municipais.
O serviço será executado inicialmente como um projeto-piloto em 11 cidades das regiões Sul e Sudeste do país, a partir de 10 de agosto: Roca Sales e Muçum, no Rio Grande do Sul; Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina; Morretes e União da Vitória, no Paraná; São Sebastião, em São Paulo; Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo; Indianópolis, em Minas Gerais; e Petrópolis e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
A escolha das cidades que receberão o piloto foi feita a partir do registro de tragédias recentes ou da capacidade da equipe de Defesa Civil local de utilizar o programa de forma imediata. O funcionamento do Defesa Civil Alerta será avaliado nesses municípios por 30 dias. Depois dessa fase de teste, serão feitos os aperfeiçoamentos necessários e o planejamento de nacionalização do serviço.
Confira os horários dos testes dos alertas em cada município:
- Muçum (RS): 15h
- Roca Sales (RS): 15h05
- Blumenau (SC): 15h10
- Gaspar (SC): 15h15
- Morretes (PR): 15:20
- União da Vitória (PR): 15h25
- São Sebastião (SP): 15h30
- Angra dos Reis (RJ): 15h35
- Petrópolis (RJ): 15h40
- Indianópolis (MG): 15h45
- Cachoeiro do Itapemirim (ES): 15h50