BRASÍLIA – A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, diz que vai recorrer ao comitê de ética do PT contra o vice-presidente nacional do partido e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, que divulgou nesta quinta-feira (9), em sua conta no Instagram, uma foto com a família de Domingos Brazão.
Ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos e seu irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão, estão presos acusados de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março 2018. A ministra Anielle Franco é irmã de Marielle.
“Não há sequer uma prova contra eles. Na verdade, a realidade é que usaram a família Brazão de bucha de canhão para ocultar, inclusive, o fato de que o assassino brutal esteve um dia depois no condomínio onde moram Bolsonaro e seu filho. Isso foi deixado de lado pela investigação”, afirma Quaquá na legenda da foto.
“Eu não vou assistir à dor desta família que vê dois entes queridos apodrecerem numa cadeia desumana, enquanto os assassinos confessos armam uma delação para reduzir a pena e viver numa boa, numa cadeia boutique. A verdade tem que ser defendida, até mesmo em honra à memória da Marielle", continuou o petista.
Também pelo Instagram, Anielle disse, sem citar o nome de Quaquá, que um dirigente do PT está usando o nome da irmã “sem qualquer responsabilidade”. A ministra prometeu entrar com uma ação em desfavor do vice-presidente no partido e chamou a atitude dele de “repugnante”.
“Vou protocolar um pedido na comissão de ética do partido sobre o dirigente que se utiliza desse caso de maneira repugnante e que é contra a postura do próprio governo e do partido”, disse Anielle.
Ainda na quinta-feira, Quaquá rebateu Anielle. Ao jornal O Globo, ele disse que “não conhece direito” a ministra e que seus “princípios socialistas” o fazem não culpar alguém sem ter lido o processo.
“O que eu postei hoje é que quero (o que ela presumivelmente deva querer) que os brutais assassinos da Marielle não tenham regalias e nem penas diminuídas. Tem muita gente que só ganhou notoriedade na vida e construiu carreira a partir da morte de Marielle, que surfa nesse infeliz e brutal acontecimento. Eu não sou e nunca fui um desses” disse Quaquá.
“Tem gente na esquerda que nunca leu o processo e acusa as pessoas de culpadas. Tem um peso e duas medidas. Eu não ajo assim. É contra minha ética e meus princípios socialistas”, completou o petista.
Postagem foi criticada pela presidente do PT
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, criticou a postagem. No X, antigo Twitter, ela repudiou “as manifestações de caráter exclusivamente pessoal do prefeito Washington Quaquá” sobre a família Brazão e disse que o partido luta desde o primeiro momento para que a Justiça seja feita por Marielle e Anderson.
Chiquinho e Domingos Brazão foram denunciados como mandantes do assassinato de Marielle. De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), os irmãos encomendaram a morte da vereadora em função de disputas ligadas à regularização de territórios na zona oeste do Rio de Janeiro.
Os irmãos Brazão tiveram prisão preventiva mantida pela Justiça em setembro, em decisão proferida por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).