BRASÍLIA - O governo federal vai exaltar a soberania nacional no Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, neste domingo (7/9), na Esplanada dos Ministérios, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O evento, com início previsto para 9h, deve ter duração de duas horas e se concentrar em três eixos temáticos: “Brasil dos Brasileiros”, "COP30 e Novo PAC” e “Brasil do Futuro”, além da tradicional exibição das tropas das Forças Armadas e militares do Distrito Federal e outras autoridades.
O desfile tem a seguinte programação:
- Eixo Temático 1: Brasil dos Brasileiros
- Eixo Temático 2: COP30 e Novo PAC
- Eixo Temático 3: Brasil do Futuro
- Desfile Motorizado
- Apresentação da Pirâmide Humana
- Desfile Hipomóvel
- Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
- Honras militares e término do desfile
O desfile acontece em meio ao tarifaço do governo dos Estados Unidos contra as exportações brasileiras, além de sanções a autoridades do Judiciário e do Executivo. Com isso, o tema da soberania nacional tem estado no centro da comunicação do governo Lula e foi um dos motivos para a escolha de um novo slogan.
Desde o início da semana, o governo também tem promovido projeções em homenagem ao Dia da Independência nos prédios do Congresso Nacional e do Museu da República, além das cores verde e amarelo no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF).
O que pode e não pode levar
Para quem for ao desfile em Brasília, é proibido entrar com latas, copos, coolers e isopores; fogos de artifício e similares; artefatos explosivos, armas em geral e apontador a laser ou similares. O desfile não permite também a presença de animais em geral, com exceção de cães guia.
Por outro lado, é permitido portar lanches, biscoitos, frutas ou outros alimentos, além de água, suco ou outras bebidas (desde que não seja em garrafas de vidro). Também é permitido o uso de máscaras hospitalares, bonés e chapéus, além de protetores solares, desde que não sejam sprays ou aerossóis. No local do desfile, haverá locais para hidratação e banheiros químicos.