BRASÍLIA - O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora em fevereiro 45 anos de sua fundação com os olhos para o futuro. Com o slogan “Raízes no Povo. Olhos no futuro”, o evento será realizado no Rio de Janeiro com debates, cultura e festas, nos dias 21 e 22 de fevereiro.
No primeiro dia, serão realizados debates com temas relacionados ao futuro do partido e à nova sociedade brasileira. De um lado, os petistas enfrentam o desafio de modernizar o discurso e a estratégia de comunicação. Por outro, também neste ano, a legenda passa por um processo eleitoral para definir o novo comando e já tem a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pauta.
A atual presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), admitiu, após as eleições municipais de 2024, que o partido precisa modernizar e ampliar o seu discurso, mas sem perder os princípios.
“É verdade, nós precisamos modernizar e ampliar o discurso, mas sem perder de vista os princípios e o programa que nos trouxe até aqui. Porque tem uma base que veio conosco até aqui e enfrentou os piores momentos, quando nós estávamos nos piores momentos. Não é esquecendo que a gente vai ampliar. Mas eu acho que realmente a gente tem que fazer essa discussão, sem abrir mão da discussão do papel do Estado que sempre nos guiou, do apoio aos trabalhadores e aos mais pobres”, disse.
O secretário de Comunicação do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), também destaca a importância das “raízes” do partido. “Cada conquista ao longo desses 45 anos foi guiada por um compromisso inegociável: o povo brasileiro ser o protagonista de sua história”.
PT defendeu regulamentação das redes sociais
No caso da necessidade de avanço na área da comunicação, principalmente no campo digital, Gleisi defende a regulamentação das redes sociais e citou que, se não houver mudança, a “esquerda vai continuar sendo massacrada”.
“Porque o algoritmo privilegia o tipo de conversa e de intervenção que é aquela que dá vazão para violência, para o ódio, para o preconceito. Quem trata assim nas redes acaba levando maior engajamento porque a rede prevê o lucro. Não está preocupada com a ética. É por isso que a gente precisa tratar essa questão da regulação”, continuou.
Nesta semana, a cúpula do PT se reuniu para discutir estratégias de comunicação nas redes sociais, com a presença do novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Sidônio Palmeira.
Em entrevista a jornalistas, Gleisi Hoffmann ainda afirmou que a reeleição do presidente Lula está na pauta do partido e, por isso, ela acredita que a discussão interna também passa pela melhora na comunicação do governo.
“O governo também está visto mais pela sociedade como aquele que está levando soluções para ela, que o governo tem grandes resultados, grandes programas, colocou de pé muita coisa, tem muita produtividade, mas não está conseguindo fazer essa disputa política na sociedade, dizer à sociedade o que está fazendo. E isso obviamente também tem impacto na avaliação política das pessoas. Então nós vamos precisar fazer com que o governo também faça essa disputa política sobre o seu projeto. Assim como nós temos que fazer”, apontou.
PT elege novo presidente em 2025
Neste ano, o PT vai eleger o novo presidente da sigla no dia 6 de julho. Gleisi Hoffmann deixa o comando do partido após sete anos, em uma eleição na qual todos os filiados podem votar.
Atualmente, o nome favorito na disputa é o do ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva. Próximo ao presidente Lula, ele é visto como alguém com bom trânsito político e com experiência.
Por outro lado, o líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE), também cogita a possibilidade de concorrer ao cargo e conta com o apoio da atual presidente do partido. A ala ligada a Gleisi defende um nome do Nordeste para comandar a legenda.
Pela primeira vez, festa de aniversário do PT será gratuita
O evento de comemoração dos 45 anos do PT acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Armazém da Utopia, na Gamboa, no Rio de Janeiro, e deve ter a presença de escolas de sambas cariocas. A programação completa ainda não foi divulgada.
No primeiro dia, estão previstos debates. Já no dia 22, as atividades serão culturais, com feira gastronômica, apresentações artísticas, rodas de samba e shows musicais.