BRASÍLIA - O governo brasileiro divulgou nesta terça-feira (28), nas redes sociais, um vídeo em ‘homenagem’ aos brasileiros deportados pelos Estados Unidos. A iniciativa ocorre após relatos dos deportados sobre o uso de algemas e correntes em voo que chegou ao Brasil, na última sexta-feira (25). Além disso, os brasileiros relataram agressões durante o caminho de volta ao país, principalmente na escala no Panamá, e péssimas condições na aeronave. 

“Deportados são famílias, deportados são trabalhadores, deportados são, acima de tudo, brasileiros! E, como qualquer outro cidadão, são dignos de todo o nosso respeito e acolhimento. Bem-vindos de volta para casa!".

O governo tem insistido nessa pauta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandará uma reunião, na tarde desta terça-feira, no Palácio do Planalto, para discutir as deportações de brasileiros dos Estados Unidos e a forma como elas ocorrem.

A agenda acontece após o Itamaraty ter convocado o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, para dar explicações sobre o processo de deportação de cidadãos brasileiros.

Segundo fontes do Itamaraty, o governo brasileiro expressou preocupação com o tratamento degradante dado aos brasileiros e busca garantir que a situação não se repita. Escobar atualmente é o cargo mais alto na embaixada brasileira, já que o presidente Donald Trump ainda não indicou o nome do novo embaixador.