BRASÍLIA - O governo brasileiro decidiu antecipar a cúpula de chefes de Estado da COP30, a 30ª edição da conferência do clima das Nações Unidas, que ocorrerá em Belém (PA). O encontro dos líderes está marcado para os dias 6 e 7 de novembro.
Assim, a cúpula acontece de forma separada da conferência em si, onde serão negociadas e definidas ações para o combate às mudanças climáticas. Essa parte, com a participação de diplomatas e ministros de cada país, será entre os dias 10 e 21 de novembro.
O motivo da mudança são as dificuldades que a rede hoteleira de Belém vem tendo para comportar a demanda da COP30, que deverá ter o envolvimento de representantes de todos os 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Fazer antes dá tempo de a gente fazer uma reflexão um pouco mais com tranquilidade, sem pressão da rede hoteleira, sem a pressão da cidade, e isso ajuda também a gente a organizar melhor a abertura da COP sem grandes problemas”, disse o secretário extraordinário para a COP 30, Valter Correia.
A expectativa é que Belém receba cerca de 50 mil pessoas para a conferência. Atualmente, a cidade possui 18 mil leitos de hospedagem. A sobrecarga fez, inclusive, com que hotéis, pousadas e apartamentos chegassem a preços considerados exorbitantes durante o período da COP30.
Nesta semana, o presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, publicou uma carta aos demais países, em que pede um “mutirão global” contra as mudanças climáticas para que todos estejam “do lado certo da história”.