BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (10) ligação do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, a respeito da mobilização para a COP30, em Belém (PA).

Na conversa, Lula destacou a importância de que as novas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, a serem apresentadas pelos países ainda este ano, estejam alinhadas ao objetivo de manter o aumento da temperatura global em até 1,5º C.

Segundo nota divulgada pelo Planalto, Guterres informou que manteve contato, nos últimos dias, com mais de 30 países e que a quase totalidade deles está trabalhando para apresentar suas novas metas em breve.

Lula e Guterres também acordaram incentivar a elaboração de metas ambiciosas e discutir maneiras de fortalecer o multilateralismo para responder coletivamente ao desafio da mudança do clima.

Além disso, firmaram acordo para a realização de uma cúpula para avaliar o progresso da Parceria Brasil-ONU por Ambição Climática, lançada em setembro passado. A expectativa é de que o encontro aconteça, de forma virtual, em abril.