BRASÍLIA - O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) compareceu, neste domingo (18), à missa inaugural do papa Leão XIV, no Vaticano. Ele foi enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que recebeu convite para ir à cerimônia.

Na noite de sábado (17), Alckmin se reuniu com cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, responsável pela área de relações internacionais da Santa Sé, e entregou uma camisa do Santos como forma de presente para o pontífice.

“É com grande honra que visito o Vaticano para representar o Presidente Lula na cerimônia de posse do Papa Leão XIV, amanhã. Hoje, tive a oportunidade de me encontrar com nossos estimados cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, que cuida das relações internacionais da Santa Sé. Por seu intermédio, entreguei uma camisa do Santos de presente à Sua Santidade. Afinal, o peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão!”, publicou.

Já na manhã deste domingo, após a missa, Alckmin cumprimentou presencialmente Leão XIV e entregou ao papa um convite, assinado por Lula, para participar da COP30, que acontece em Belém (PA), em novembro.

A missa de início de papado de Leão XIV contou com autoridades como o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, além de chefes de Estado de Alemanha, Itália Portugal, Colômbia, Peru, Equador e outras nações. Ao todo, pelo menos 52 chefes de Estado ou governo eram esperados.

Entre outras autoridades presentes, estiveram o príncipe Edward, da Inglaterra, irmão mais novo do rei Charles 3º; e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.