BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (28/7) que não deve ceder a um possível interesse dos Estados Unidos em comprarem as chamadas “terras raras” do território brasileiro.
Durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, em São João da Barra (RJ), o presidente afirmou que a discussão sobre os minerais críticos é “coisa nova” e que não há motivos para deixar outro país explorar.
“Aí eu fico sabendo que os EUA vão ajudar a Ucrânia, mas está querendo ter privilégio nos minerais críticos da Ucrânia. Que os EUA têm interesse nos minerais críticos do Brasil. Olha, se eu nem conheço esse mineral e ele já é crítico, vou pegar ele pra mim. Por que eu vou deixar pra outro pegar?”, questionou.
Lula ainda anunciou que o governo deve criar uma comissão para fazer um levantamento sobre todos os tipos de riqueza presentes no solo e no subsolo brasileiros. Segundo ele, são conhecidas apenas 30% das riquezas naturais do território brasileiro.
“Temos que dar autorização para a empresa pesquisar sob o nosso controle. Na hora que a gente der autorização e a empresa achar, ela não pode vender sem a nossa autorização. Porque aquilo é nosso, é de uma pessoa chamada povo brasileiro”, disse.
Lula voltou a fazer críticas à postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde o anúncio da tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras. O governo americano, até o momento, indica que não deve abrir negociações com o Brasil, que tenta evitar a implementação da medida a partir da próxima sexta-feira (1/8).
“Eu espero que o presidente dos EUA reflita a importância do Brasil e resolva fazer aquilo que no mundo civilizado a gente faz. Tem divergência? Tem. Então senta na mesa, coloca a divergência do lado e vamos tentar resolver. E não de forma abrupta, individual”, destacou.
O presidente também voltou a criticar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem defendido a imposição das tarifas por Trump contra os produtos brasileiros.
“[Trump] Toma a decisão de que vai taxar o Brasil em 50%, e isso é o filho do coisa e o coisa que estão pedindo pra fazer. Ou seja, o cara que está fazendo campanha embrulhado na bandeira nacional, e agora ele vai pra desfaçatez. ‘Brasil acima de tudo’, mas primeiro os EUA. É uma falta de vergonha, de caráter, de patriotismo”, disse Lula, comparando Eduardo a Silvério dos Reis, que traiu Tiradentes na Inconfidência Mineira.
Maior termelétrica da América Latina
No evento desta segunda-feira, Lula inaugurou o que será a maior usina termelétrica de gás natural da América Latina, com uma capacidade instalada de 3 gigawatts (GW).
Com investimento de R$ 7 bilhões, a usina vai responder por cerca de 10% da geração a gás natural da matriz elétrica nacional. Segundo o governo, a UTE GNA II deve atender 8 milhões de residências.
Em discurso durante o evento, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o gás natural é um “combustível fundamental para a transição energética, por sua confiabilidade e menor emissão de carbono” e por ser uma “fonte complementar às energias renováveis e intermitentes”, como a solar e a eólica.