BRASÍLIA – Uma campanha nas redes sociais, deflagrada por petistas com o uso de inteligência artificial, coloca o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), como grande vilão em uma suposta luta de classes.

A série de publicações, com hashtags como #CongressoDaMamata, #CongressoInimigodoPovo e #HugoMottaTraidor, viralizou desde o último fim de semana e azedou de vez a relação de Motta com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Essas hastags lideraram os assuntos mais comentados no X, acumulando, juntas, mais de 3,8 milhões de menções ao longo da tarde de quarta-feira (2), segundo reportagem da Folha de S.Paulo com base em dados da plataforma Trends24.

A campanha coloca o governo como defensor dos mais pobres e o Congresso como defensor dos interesses da elite, retratando Motta e demais deputados como atendendo ao lobby de bilionários, bets e bancos.

Com vídeos e imagens geradas por inteligência artificial, que satirizam Motta e denunciam sua atuação política, perfis de ativistas passaram a se referir ao presidente da Câmara como Hugo Nem-se-Importa, sugerindo que ele não se importasse com as pautas sociais.

Em um dos vídeos, o personagem digital de Motta aparece descontraído, em uma poltrona de couro, rindo enquanto faz declarações como: “Estamos cortando gastos, sim. Menos verba para saúde, menos para educação e, claro, reforma na aposentadoria do povo.”

Outro vídeo compartilhado nas redes mostra o mesmo avatar de Motta em um jantar com empresários da Faria Lima, centro financeiro de São Paulo. “Meus amigos empresários, hoje é sobre vocês. Esquece o povo. A nova lei é simples: mais lucro para cima e conta de luz cara para baixo”, diz o personagem.

As postagens, impulsionadas por perfis ligados ao petismo, são uma resposta às consecutivas derrotas do governo no Congresso e iniciou após a derrubada do decreto de Lula que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Ao colocar o tema em pauta, com votação desfavorável ao governo, Motta pegou Lula de surpresa. O presidente chegou a dizer que a decisão de Motta é absurda.

Lula e seus ministros defendem que a medida visa fazer justiça tributária, ao aumentar a taxa para os mais ricos, equilibrando, percentualmente, com o que pagam os mais pobres. O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar manter o decreto.

Na segunda-feira (30), Motta divulgou um vídeo nas redes sociais dizendo que “quem alimenta o nós contra eles acaba governando contra todos”. No mesmo dia, ele participou de um jantar na casa do ex-governador de São Paulo João Doria, que reuniu alguns dos mais ricos empresários do país

Em discurso, o anfitrião chamou o deputado de “herói do Brasil”. Disse que Motta convenceu os parlamentares de que a derrubada do IOF não era contra o governo Lula, e sim uma “decisão a favor do Brasil”. “Eu mandei uma mensagem para ele essa semana e agora reafirmo: Hugo, você é o herói do Brasil”, afirmou Doria.

Recente pesquisa Quaest apontou que 80% dos deputados rejeitam a implementação da jornada de trabalho 6x1, que garante um dia de descanso semanal, enquanto 53% defendem a manutenção dos supersalários no funcionalismo público.

Lula exibe cartaz que pede a “taxação dos super ricos”

Nesta quarta-feira, ao participar, em Salvador, das festividades do 2 de Julho, Dia da Independência da Bahia, Lula exibiu um cartaz que pedia a “taxação dos super ricos”. A foto do ato foi compartilhada em suas redes sociais. Momentos antes, ele defendeu o tema em entrevista à TV Bahia

“Nós não estamos propondo aumento de imposto, nós estamos fazendo um ajuste tributário nesse país para os mais ricos, para que a gente não precise cortar dinheiro da educação e da saúde. [...] O dado concreto é que os interesses de poucos prevaleceram dentro da Câmara e do Senado, o que eu acho um absurdo”, disse Lula.

A taxação dos “super-ricos” também é debatida no projeto de lei  que isenta o Imposto de Renda (IR) para quem ganha salários de até R$ 5 mil, a pauta prioritária de Lula no Congresso em 2025. O governo propõe cobrar uma taxa de quem tem renda mensal acima de R$ 50 mil, com alíquota efetiva mínima de 10%, para compensar a perda de arrecadação com a isenção do IR. Contudo, a proposta enfrenta resistências na Câmara dos Deputados.

PT conclama campanha BBB (bilionários, bancos e bets)

Na quarta-feira (2), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, entrou em campo para tentar minimizar a crise com Motta. Ela defendeu o presidente da Câmara do que chamou de “ataques pessoais e desqualificados nas redes sociais”.

Mas, enquanto Gleisi defendia Motta, o Partido dos Trabalhadores (PT) convocou, no mesmo dia, influenciadores digitais para reforçar a nova estratégia de comunicação do governo Lula.

A cúpula do partido reuniu cerca de 270 criadores de conteúdo e apoiadores em uma reunião virtual para incentivá-los a dar gás à “campanha taxação BBB” (bilionários, bancos e bets).

Participaram, além do secretário nacional de comunicação, o deputado federal Jilmar Tatto (SP), o presidente do partido, o senador Humberto Costa (PE), e o marqueteiro Otávio Antunes.

Antunes é dono da produtora Urissanê, que seria responsável pela produção dos vídeos usados na recente campanha de petistas contra Motta nas redes sociais.

Antunes, que foi marqueteiro de diversas campanhas petistas, como a presidencial de Fernando Haddad em 2018, explicou que a estratégia da campanha BBB será dividida em fases.

A primeira, já em curso, busca chamar atenção para o tema e trabalhar o conceito de justiça. A segunda deve investir em comparações objetivas — como mostrar que o Bolsa Família, que contempla milhões de pessoas, custa ao Estado o mesmo que isenções fiscais concedidas a poucos produtores rurais.

Tatto afirmou aos participantes que a batalha nas redes sociais para defender o governo Lula na crise do IOF se trata de entrar em um “modo pré-campanha, porque o país está polarizado”. Ele afirmou, no entanto, que o enfrentamento não é com o Congresso.

Coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados pró-PT, Marco Aurélio de Carvalho foi chamado pelo ministro da Comunicação Social do governo Lula, Sidônio Palmeira, para participar do encontro e oferecer uma orientação jurídica na comunicação dos influenciadores. Ele sugeriu cuidados nas publicações nas plataformas digitais, de modo a “não caluniar, difamar ou injuriar ninguém” e evitar processos.

“Precisamos agradecer ao Hugo Motta, porque ele deu um choque em todos nós. Ele permitiu que a gente reagisse, que deixasse claro o projeto que a gente defende”, afirmou Carvalho, em referência ao fato de o presidente da Câmara ter pautado a derrubada do aumento no IOF.

O advogado propôs que o PT forme uma equipe jurídica para assessorar os comunicadores digitais “que porventura tenham alguma dúvida judicial”. A orientação é que os apoiadores disseminem conteúdo verídico, de feitos realizados pelo governo Lula, além de entrar com força na campanha a favor de taxar o 1% mais rico do Brasil. (Com Estadão Conteúdo)