BRASÍLIA - Ao discursar em sessão da 17ª Cúpula do Brics, o presidente Lula (PT) falou em “colapso sem paralelo do multilateralismo” ao citar a Organização das Nações Unidas (ONU) neste domingo (6). O petista ainda destacou o papel que pode ser desenvolvido pelo Brics como uma “força capaz de promover a paz e de prevenir e mediar conflitos”.
“A ONU completou 80 anos no último dia 26 de junho e presenciamos o colapso sem paralelo do multilateralismo (...) O direito internacional se tornou letra morta, juntamente com a solução pacífica de controvérsias”, disse. “Nos defrontamos com um número inédito de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial”, completou o presidente.
Ainda em seu discurso neste domingo (6), Lula destacou as potencialidades dos países que fazem parte do Brics. “Se a governança internacional não reflete a nova realidade multipolar do século XXI, cabe ao BRICS contribuir para sua atualização. Sua representatividade e diversidade o torna uma força capaz de promover a paz e de prevenir e mediar conflitos”, ressaltou.
Mais uma vez, Lula criticou a atuação do Conselho de Segurança da ONU. “As reuniões do Conselho de Segurança da ONU reproduzem um enredo cujo desfecho todos conhecemos: perda de credibilidade e paralisia. Ultimamente sequer é consultado antes do início de ações bélicas”, destacou.
No contexto das críticas feitas em sua fala, Lula fez uma reflexão. “No vazio dessas crises não-solucionadas, o terrorismo encontrou terreno fértil. A ideologia do ódio não pode ser associada a nenhuma religião ou nacionalidade”, avaliou.
O discurso de Lula foi feito durante a sessão "Paz e Segurança, Reforma da Governança Global", que integra a programação da 17ª Cúpula do Brics. O encontro acontece até esta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro.