BRASÍLIA - A primeira-dama Janja da Silva rebateu, na quarta-feira (20/8), declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, durante evento da COP-30 em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que "não xinga o marido de ninguém".

"Esses diálogos, são diálogos principalmente de paz. A gente quer trazer e quer ouvir palavras de paz. Eu garanto a vocês que não vou xingar o marido de ninguém aqui, que não é esse o meu papel. Meu papel é esse que estou fazendo, que é papel do diálogo, que venho fazendo desde domingo, que vim fazendo semana passada no Nordeste conversando com as mulheres, um diálogo da paz", afirmou a primeira-dama.

No fim de semana, a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) xingou Lula de "cachaceiro e pinguço" e o acusou de ter provocado as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

"Se auto-intitula pai da pobreza e está trazendo as pessoas para a miséria. Mentiroso, cachaceiro, pinguço, irresponsável, é isso que ele é", afirmou Michelle Bolsonaro, em discurso em evento do PL em Natal, no Rio Grande do Norte, com figuras do partido como o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto. 

Cotada como candidata ao Senado pelo Distrito Federal ou à Presidência da República, a ex-primeira-dama disse também que Jair Bolsonaro, inelegível, voltará ao Palácio do Planalto em 2026 e afirmou que votar mais de uma vez no PT é "burrice política".