BRASÍLIA - A primeira-dama Janja da Silva causou polêmica mais uma vez nesta quarta-feira (9). Ao ouvir a pergunta de jornalistas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Donald Trump, Janja reagiu indignada: "Esses vira-latas".
Lula foi questionado pela imprensa sobre a aplicação de tarifas adicionais a países, que pode incluir o Brasil, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O episódio aconteceu no Palácio do Itamaraty, onde ocorreu um almoço por ocasião da visita do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto,
Em nota, a assessoria de Janja negou que a fala referia-se aos jornalistas, e sim a "bolsonaristas", embora não houvesse nenhum apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no local.
"A frase dita pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, não se refere aos jornalistas que perguntaram ao presidente Lula sobre as declarações do presidente americano. E, sim, aos bolsonaristas que estão traindo os interesses e a soberania do Brasil", diz a nota divulgada.
O presidente dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira novas taxas de importação a produtos de países estrangeiros, que variam de 15% a 40%.
Em maio, Janja foi criticada por pedir a palavra para cobrar regulação das plataformas digitais ao presidente chinês Xi Jinping, durante uma visita oficial do presidente Lula à China. Segundo integrantes da comitiva brasileira, a primeira-dama teria provocado um mal-estar no jantar com o presidente da China ao falar sobre o TikTok - rede social controlada pela empresa chinesa ByteDance.
Em entrevista, a primeira-dama negou o constrangimento no jantar e acrescentou que sabe os limites de sua participação e atuação. “Vamos combinar que eu tenho bom senso, né? Me considero uma pessoa inteligente”, disse.