Discurso

Bolsonaro faz acenos a Caiado e Tarcísio para 2026: 'Nós plantamos sementes'

Em discurso na Agrishow, ao lado de Caiado e Tarcísio, Bolsonaro elogia os dois governadores, que se colocam como opções da direita na corrida presidencial de 2026

Por O Tempo Brasília
Publicado em 29 de abril de 2024 | 14:05
 
 
 
normal

Jair Bolsonaro (PL) fez acenos públicos aos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que pretendem receber a bênção do ex-presidente para concorrer à Presidência da República em 2026. Para esse pleito, ele ainda estará inelegível.

Bolsonaro elogiou os dois aliados em discurso nesta segunda-feira (29), em Ribeirão Preto (SP), na Agrishow, principal evento de tecnologias agrícolas do país. O ex-presidente disse que as pessoas podem ficar “tranquilas” caso ele não volte um dia à vida política porque “plantou sementes”. 

“Vamos em frente, nós acreditamos em vocês, nós acreditamos no Brasil e, se eu não voltar um dia, fiquem tranquilos. Nós plantamos sementes ao longo desses nossos quatro anos”, afirmou Bolsonaro, olhando para Tarcísio. “Tem sementes mais velhas também” com “condições de germinar e dar bons frutos ao país”, completou, apontando para Caiado.

Antes, em discurso que durou 10 minutos, Bolsonaro fez elogios à administração de Tarcísio, seu ministro de Infraestrutura. “A dificuldade que eu tenho de falar depois do Tarcísio, que é uma pessoa fantástica e que está se dedicando àquilo que se propôs: governar o estado de São Paulo. Ouso dizer que podemos ter alguém igual a ele no futuro, melhor, é muito difícil.”

O governador de São Paulo havia discursado antes, quando teceu elogios a Bolsonaro, ressaltando que o ex-presidente enfrentou grandes desafios, como “o desastre em Brumadinho, a crise do Covid, uma crise hídrica e a guerra na Ucrânia”.

“A economia vem vivendo dessa inércia daquilo que foi feito nas gestões passadas, nessa gestão em especial. Um presidente que criou muita coisa boa e que, sobretudo, sempre valorizou e foi parceiro do agronegócio. Se eu tô aqui, eu devo muito ao presidente Bolsonaro, me abriu todas as portas, eu não era ninguém”, disse Tarcísio.

Após os discursos, Bolsonaro desfilou, com Caiado e Tarcísio, pelas ruas da Agrishow na caçamba de uma camionete. O trio está em Ribeirão desde domingo (28), quando participou de uma carreata pela zona sul da cidade, que terminou com discurso sobre um caminhão de som.

A abertura oficial da Agrishow ocorreu no domingo, restrita a autoridades, expositores e imprensa. Para evitar o mal-estar do ano passado, em que o ministro da Agricultura do governo Lula, Carlos Fávaro, chegou a dizer que foi “desconvidado” da abertura do evento devido à ida do ex-presidente, a organização, pela primeira vez na história da feira, fez um evento fechado. Bolsonaro esteve na feira agrícola no primeiro dia aberto aos visitantes.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!