O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em vídeo transmitido no perfil oficial do Facebook, que o uso de máscaras é proibido no Palácio do Planalto.

“Aqui é proibido máscara”, disse Bolsonaro a grupo de sanfoneiros nesta segunda-feira (13). O ministro do Turismo, Gilson Machado, tocava sanfona no vídeo.

O grupo estava no gabinete da Presidência, ambiente fechado e sem ventilação, assim como o Salão Nobre, para onde os músicos seguiram. Eles participaram da comemoração do Dia do Forró e do aniversário de Luiz Gonzaga. 

A proibição do uso de máscara alegada por Bolsonaro, no entanto, não é regra seguida por boa parte dos frequentadores do Planalto, como jornalistas, servidores e seguranças.

Não é seguida nem mesmo por todos os convidados das solenidades com participação de Bolsonaro, como é possível verificar na plateia, por meio da transmissão oficial dos eventos feita pela TV Brasil, como é o caso deste evento com os sanfoneiros.

Forró se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Nesta segunda-feira, o Ministério do Turismo anunciou que as Matrizes Tradicionais do Forró foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil.

“O título, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, valida os mais de 100 anos de contribuição para a cultura, história e identidade do povo nordestino e do Brasil, que tem neste ritmo uma das suas maiores expressões artísticas”, informou a pasta chefiada por Machado, em nota divulgada a jornalistas.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.