BRASÍLIA - A escola de samba Acadêmicos de Niterói anunciou, nesta quarta-feira (9), que vai levar a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026. Campeã da Série Ouro neste ano, a escola fará sua estreia no Grupo Especial do carnaval carioca e abrirá os desfiles no domingo, em 15 de fevereiro.

O enredo terá o título “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” e pretende mostrar momentos marcantes da vida do petista. Em anúncio feito nas redes sociais da escola, o enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins e pelo enredista Igor Ricardo.

De acordo com Tiago, o título faz referência a uma árvore do agreste pernambucano que Lula costumava subir quando criança, e a partir dessa lembrança, o desfile contará a trajetória de um garoto que sai do Nordeste, chega a São Paulo, participa de greves, ganha força política e se torna presidente do país.

“É uma história de vida de um homem vencedor que levaremos para a Avenida”, completou Tiago. Ainda segundo o anúncio, a sinopse e o logotipo do enredo serão divulgadas pela azul e branca de Niterói no início de agosto. O desfile ocorrerá em ano eleitoral, no qual Lula pode tentar a reeleição e um quarto mandato como presidente.