Nova tecnologia

Comprar por um clique no controle da TV? Entenda como será a interação na TV 3.0

A possibilidade de interação a partir do conteúdo transmitido pelo sinal aberto é uma das principais inovações da TV 3.0, apresentada pelo Ministério das Comunicações

Por Lucyenne Landim
Publicado em 10 de abril de 2024 | 07:10
 
 
 
normal

Uma das principais mudanças da TV 3.0, apresentada pelo governo federal como uma inovação tecnológica, será a interação permitida ao telespectador a partir da transmissão pelos sinais abertos. Isso significa que diversas informações poderão ser acessadas ao longo do conteúdo assistido. Produtos exibidos em comerciais, por exemplo, poderão ser comprados por um clique pelo controle remoto.

"Eu costumo dizer que a TV 3.0 é o definitivo casamento da TV aberta como nós estamos acostumados hoje com a internet", declarou o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz Wellisch, em entrevista a O TEMPO Brasília - confira a entrevista completa abaixo.

"Ela permite algumas funcionalidades de interação, como por exemplo, você checar em uma novela o histórico de um determinado ator ou a roupa que o ator ou a atriz está usando, fazer uma publicidade interativa, fazer a compra de equipamentos, por exemplo, que estão sendo distribuídos na programação por um determinado varejista. Você vai conseguir fazer a compra desse equipamento pelo controle da sua TV", explicou.

Ainda será possível acessar conteúdo sob demanda, como filmes, séries, jogos e outros programas. A abrangência da TV 3.0, no entanto, será estendida apenas aos canais abertos. Para a interação, será necessário conectar a televisão à internet, mas a ausência de conectividade não cortará a transmissão de sinal simples.

Um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê, até o fim de 2024, o prazo para a entrega de estudos sobre a tecnologia a ser utilizada nos novos aparelhos a serem produzidos. Depois dessa etapa, outra publicação do governo deve definir os próximos passos da TV 3.0, como a previsão para que os televisores estejam à disposição para compra.  

Aparelhos no mercado atualmente poderão ser adaptados por conversores. A transição para o modelo 3.0 será semelhante à realizada dos aparelhos analógicos para os digitais, iniciada em 2006. A nova tecnologia também promete impactar a resolução de imagem, com qualidade 8K e maior contraste de cores, e permitir uma experiência de “som de cinema”, semelhante a uma imersão com áudios que são reproduzidos em direções diferentes.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!