Recém-indicado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a diretoria de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo foi eleito presidente do conselho de administração do Banco do Brasil nesta sexta-feira (12). Ele é é "membro não independente indicado pelo acionista Controlador", informa nota do Banco do Brasil. 

O Conselho de Administração do Banco do Brasil é um órgão independente, de decisão colegiada, responsável por fixar a orientação geral dos negócios do BB. "Desempenha atribuições estratégicas, eletivas e fiscalizadoras, não abrangendo funções operacionais ou executivas. É composto por oito membros, eleitos pela Assembleia Geral", diz nota. 

Braço direito de Haddad, Gabriel Galípolo é o atual secretario-executivo do Ministério da Fazenda. Com 41 anos,  Galípolo é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e ex-CEO do Banco Fator. 

Na última terça-feira (9), um dia após Hadda confirmar a indicação dele para diretoria no Banco Central, Gabriel Galípolo afirmou que “a intenção é facilitar” o “diálogo” e “convergência” entre a política fiscal e monetária, bem como fazer ponte de interlocução entre a Fazenda e o BC. Seu nome para a autoridade monetária ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.