O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou novamente a viagem que faria para a China neste fim de semana.
O cancelamento já foi comunicado às autoridades chinesas e o governo brasileiro pediu uma nova data para a ida da comitiva presidencial ao país asiático.
Apesar do cancelamento do embarque de Lula, parte da programação da viagem presidencial está mantida, com eventos voltados para negócios. A China é o maior parceiro comercial do Brasil.
A princípio, Lula embarcaria neste sábado (25), mas mudou a partida para domingo (26), após ser diagnosticado com uma pneumonia leve na noite de quinta-feira (23).
Na manhã de sexta (24), o médico Roberto Kalil Filho esteve no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, e disse que, após avaliar o presidente, ele deveria manter a viagem reagendada para o domingo.
De acordo com uma nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto à imprensa neste sábado, o novo adiamento, sem previsão de nova data, foi motivado por orientação médica.
Além de "broncopneumonia bacteriana", Lula foi diagnosticado neste sábado com "influenza A". De repouso no Alvorada, o presidente, que tem 76 anos, está sendo tratado com medicamentos.
Haddad também cancela viagem à China
A equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicou que ele "não fará a viagem neste momento" por conta do "cancelamento da missão presidencial à China".
Ministros, diplomatas e uma delegação de 120 empresários do agronegócio já estão em Pequim. Eles vão participar de eventos do setor e reuniões de trabalho e institucionais com autoridades do governo chinês. Outros empresários, de áreas como indústrias e comércio, têm desembarque em Pequim previsto para este sábado.
Veja a nota médica na íntegra:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio”
Secretaria de imprensa da Presidência da República
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.