NOS EUA

Marina Silva se reunirá com filantropos para costurar aporte ao Fundo Amazônia

A ministra do Meio Ambiente acompanhará o presidente Lula em viagem aos Estados Unidos na quinta-feira (9)

Por Gabriela Oliva
Publicado em 08 de fevereiro de 2023 | 19:06
 
 
 
normal

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (8) que discutirá, durante viagem aos Estados Unidos, um aporte financeiro ao Fundo Amazônica, focado em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento. Ela acompanhará o presidente Lula em viagem aos Estados Unidos na quinta-feira (9), ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Anielle Franco (Igualdade Racial), além do chanceler Mauro Vieira.

"Eu vou ter uma agenda com a alta filantropia global dos Estados Unidos para discutir aporte de recursos para as ações no Fundo Amazônia e ministérios dos Povos Indígenas. Inclusive como em alguns deles que são ligados ao mundo empresarial e possam abrir os seus mercados para nossos produtos de base sustentável", disse.

O Fundo Amazônia foi criado em 2008, mas estava parado desde abril de 2019 -primeiro ano da gestão do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). À época, durante as controversas a política ambiental de Bolsonaro, os principais doadores do fundo suspenderam os repasses. No entanto, após eleição de Lula, os países interessados retomaram a colaboração com o programa.

Marina falou a jornalistas após a primeira reunião do grupo interministerial do plano de controle do desmatamento, com 19 pastas. A ação inclui todos os biomas brasileiros e será focado na transversalidade da política ambiental.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!