Inflação

Para baratear gás de cozinha, Bolsonaro quer venda direta ao consumidor

Presidente sugere zerar imposto estadual e extinguir valores repassados às distribuidoras por meio da venda direta do gás de cozinha para diminuir preço atual pela metade

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 29 de setembro de 2021 | 14:55
 
 
 
normal

Atribuindo a alta do preço do gás de cozinha aos governadores, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), defendeu a venda direta do gás de cozinha aos consumidores para tentar diminuir o preço atual pela metade. Dessa forma, seriam extintos os valores repassados às distribuidoras. O presidente também sugeriu que estados zerem a taxa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do gás. 

 “O preço do gás, lá onde ele é engarrafado, está na casa dos R$ 50. Não justifica, na ponta da linha, estar custando R$ 130”, declarou Bolsonaro durante evento realizado em Boa Vista (RR) nesta quarta-feira (29).

O chefe do Executivo federal novamente criticou os governadores e insinuou que eles não querem diminuir o ICMS, um imposto estadual. No discurso, Bolsonaro lembrou que os governadores Wilson Lima, do Amazonas, e Antônio Denarium, de Roraima, decidiram reduzir as taxas cobradas no gás de cozinha. 

Em 15 de setembro, Denarium anunciou que reduziria o ICMS sob o gás de cozinha de 17% para 12%. Mas foi além depois da aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e prometeu zerar o imposto. 

“No início desse ano eu zerei os impostos federais no gás de cozinha. A mesma coisa vem fazendo o governador Wilson, do estado do Amazonas. Zerando o imposto federal, zerando o estadual, esses dois estados, Roraima e Amazonas, poderão buscar a compra direta do gás de cozinha”, disse Bolsonaro. "Com essa possível venda direta do gás de cozinha, ele vai cair pela metade do preço", completou.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!