Polêmica

PT e Partido Comunista da China assinam acordo de cooperação internacional

A sigla chinesa tem sido objeto de polêmica ao longo de sua história, especialmente no que diz respeito às violações dos direitos humanos

Por Gabriela Oliva
Publicado em 18 de setembro de 2023 | 14:47
 
 
 
normal

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista da China (PCCh), do presidente chinês Xi Jinping, assinam, na quarta-feira (20), um acordo de cooperação internacional. O evento, que deve reunir lideranças políticas de ambas as organizações, acontecerá na sede nacional do PT, situada em Brasília (DF).

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o Sr. Li Xi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, serão os signatários deste acordo.

Conforme apurou a reportagem de O Tempo em Brasília, a medida visa estreitar os laços entre as duas organizações partidárias, promovendo a colaboração em diversas áreas sociopolíticas, além de aprofundar os laços entre o Brasil e a China.

Apesar dos objetivos otimistas em relação à medida, o acordo tem uma controvérsia: o Partido Comunista da China tem sido objeto de polêmica ao longo de sua história, especialmente no que diz respeito às violações dos direitos humanos.

Recentemente, a imposição de uma nova lei de segurança nacional em Hong Kong em 2020 gerou preocupações sobre a erosão das liberdades civis e políticas na região, levando a protestos e detenções de ativistas pró-democracia. Além disso, o governo chinês mantém um rigoroso controle sobre a internet e a mídia, bloqueando sites e redes sociais estrangeiros e restringindo a liberdade de expressão.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!