E a paridade?

Rita Serrano é a 3ª mulher demitida por Lula para acomodar homem do Centrão

Troca feita pelo presidente da República chama atenção pela redução da representatividade feminina no governo

Por Gabriela Oliva
Publicado em 25 de outubro de 2023 | 18:45
 
 
 
normal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomou a decisão de demitir Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal. Quem assume o seu posto é Carlos Antônio Vieiranome indicado pelo Centrão e respaldado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A substituição no banco, no entanto, tem gerado críticas de aliados do petista, uma vez que representa a redução da representação feminina no governo Lula, em contraste ao que ele enfatizou durante sua campanha presidencial: a necessidade da igualdade de gênero no comando do país.

No início de seu governo, Lula contava com um recorde de 11 ministras em seu primeiro escalão. Além disso, tinha duas mulheres chefes de bancos: Rita Serrano, na Caixa, e Tarciana Medeiros, no Banco do Brasil. No entanto, passados dez meses de sua eleição, o cenário é diferente. 

São duas ministras a menos, que foram engolidas para abrigar o Centrão. Daniela Carneiro (ex-Turismo), que deu lugar a Celso Sabino, do União Brasil, e Ana Moser, ex-ministra dos Esportes, que em uma minirreforma ministerial, foi substituída André Fufuca (PP-MA).

Dada a demissão, o clima é de mal-estar entre as mulheres do governo. Nesta quarta, as ministras de Lula evitaram comentar sobre a demissão de Rita Serrano ao chegar em um evento sobre o combate à misoginia.

Entre elas, as ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Esther Dweck (Gestão), Margareth Menezes (Cultura), Nisia Trindade (Saúde), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Originários). 

O evento em questão que as ministras participaram é o Brasil Sem Misoginia, uma iniciativa intersetorial com o objetivo de enfrentar o ódio e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!