O coordenador da transição do governo eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta terça-feira (8) os nomes das equipes que cuidarão dos trabalhos econômicos e sociais no grupo. Na economia, foram escolhidos os nomes dos economistas André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Pérsio Arida. Saiba quem são eles:

Pérsio Arida

Economista e estudioso do processo inflacionário brasileiro, ficou conhecido como um dos idealizadores do Plano Real, efetivado durante o governo de Itamar Franco. Ele comandou o BNDES entre 1993 e 1994, na gestão Itamar, e o Banco Central em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso.


André Lara Resende

Economista, trabalhou em grandes bancos do país e também foi um dos fundadores do Plano Real. Lara Resende foi diretor do Banco Central e assessor especial da Presidência no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Também comandou o BNDES na gestão tucana. Deixou o governo acusado de improbidade administrativa no processo de privatização da Telebras, mas epois foi inocentado pela Justiça. Também atuou como consultor econômico na campanha de Marina Silva em 2014. 

Guilherme Mello

Economista e sociólogo, é professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura do IE/Unicamp. Ele foi assessor econômico para a campanha de Fernando Haddad à Presidência da República em 2018.

Nelson Barbosa

Economista, foi ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Fazenda no governo de Dilma Rousseff (PT). Ele também atuou no governo Lula, como secretário de Política Econômica e como secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.