Articulações

Sob pressão do União, Lula diz que 'não é partido que é dono do ministério'

Nesta quinta (6), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou a troca de Daniela Carneiro por Celso Sabino no Ministério do Turismo

Por Gabriela Oliva
Publicado em 06 de julho de 2023 | 21:11
 
 
 
normal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez comentários indiretos sobre a pressão do União Brasil para substituir Daniela Carneiro, representante do União-RJ, pelo deputado Celso Sabino, do União-PA, no Ministério do Turismo.

Na entrevista, Lula abordou a questão de forma sutil, sem mencionar nomes diretamente, mas deixando claro o seu posicionamento em relação à interferência de grupos políticos na composição ministerial.

"Não é a pessoa que quer vir para o governo que escolhe o cargo. Quem escolhe o cargo é o governo. Se eu tiver que fazer acordo com um partido político, eu vou dizer o que tem disponível e perguntar se ele quer participar ou não, porque se não você não governa. Não é partido que é dono do ministério, é o governo", disse Lula ao SBT News. 

Durante a entrevista, Lula expressou seu apoio à busca de acordos necessários para garantir a governabilidade do país. Ele ressaltou a importância de evitar conflitos e disputas em cada votação, destacando a necessidade de estabelecer um ambiente mais tranquilo e estável. "Não se pode em cada votação você ter uma briga, uma guerra. É melhor que você estabeleça uma certa tranquilidade".

A troca no Ministério do Turismo, confirmada nesta quinta-feira (6) pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem como objetivo principal ampliar a base de apoio no União Brasil, atendendo a um pedido da bancada do partido na Câmara dos Deputados, sobretudo do líder, Elmar Nascimento (União-BA), buscando fidelizar o apoio do partido às pautas de interesse do governo na Casa.

A mudança na estrutura da Esplanada dos Ministérios está sendo motivada por uma disputa interna na legenda, pois o grupo aliado de Daniela trabalha para deixar o partido e migrar para o Republicanos, se distanciando da cota do União Brasil no governo. Atualmente, Daniela Carneiro, que também é deputada federal, trabalha na Justiça Federal para deixar a sigla sem perder o mandato por infidelidade partidária. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!