Tragédia

Temporal no RS: Lula e comitiva vão ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

Até o momento, 10 pessoas morreram e outras 21 estão desaparecidas em função dos fortes temporais que atingiram o Estado

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 01 de maio de 2024 | 20:46
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (1), que vai visitar o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2). Até o momento, 10 pessoas morreram e outras 21 estão desaparecidas em função dos fortes temporais que atingiram o Estado. Além disso, cerca de 104 municípios enfrentam problemas como inundações e deslizamentos de terra.

"Hoje conversei novamente com o governador @EduardoLeite_ , do Rio Grande do Sul, para saber da situação das fortes chuvas no estado. Amanhã vou pessoalmente ao Sul para verificarmos a situação e o trabalho conjunto dos ministros com o governo do estado", informou Lula pelas redes sociais.

Na terça-feira (30), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), usou as redes sociais para cobra o Palácio do Planalto por ajuda para resgatar vítimas das fortes chuvas que castigam o Estado. Na ocasião, o presidente telefonou para o chefe do Executivo gaúcho e se colocou à disposição. 

Além de Lula, após a publicação, Leite conversou com os ministros da Defesa, do Desenvolvimento Regional, da Secretaria de Comunicação, além do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Lula irá ao Estado acompanhado de uma comitiva de ministros. A informação foi dada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. 

"Sob determinação do presidente Lula, vamos ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, em comitiva de ministros, para reforçar a ajuda humanitária que o Governo Federal tem prestado às famílias atingidas pelas chuvas e conversar com as prefeituras. Estivemos ao lado do povo gaúcho no ano passado, com o início das chuvas na região e seguiremos firmes com o nosso compromisso de enfrentarmos mais esse desafio climático unidos", escreveu. 

Dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) foram deslocados, na noite de terça-feira, para sobrevoar a região de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária em busca de pessoas ilhadas. Foi informado que quem estiver em situação de risco de vida e verificar a aeronave, deve sinalizar com a lanterna do celular ou outro equipamento luminoso.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!