BRASÍLIA — O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, elogiou a atuação do ministro Alexandre de Moraes em ações polêmicas e ressaltou que as decisões tomadas por ele têm o apoio dos outros integrantes da Corte.
"Não é uma coisa personalista, nem monocrática. Reflete um sentimento coletivo de proteção da democracia. É claro que cada um, quando conduz um inquérito, conduz com as características da sua personalidade, mas há uma institucionalidade por trás", observou Barroso em entrevista à CNN Brasil.
"[Ele] tem tido uma atuação importante, corajosa e firme, que ajudou o país em momentos difíceis", avaliou o presidente. Alexandre de Moraes é um dos principais alvos de opositores do Supremo Tribunal Federal, principalmente porque ele é o relator de ações polêmicas como o bloqueio das operações do X no Brasil e o inquérito das fake news.
No início do mês, as lideranças de oposição na Câmara dos Deputados e no Senado Federal entregaram em mãos ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Os parlamentares apresentaram uma lista de acusações. Eles alegam que o ministro viola os direitos individuais e comete abuso de poder ao interferir nas competências de outros Poderes. Pacheco remeteu o pedido à análise técnica da Advocacia do Senado e ainda não decidiu se dará andamento à solicitação.