Advogado de Thiago de Assis Mathar, um dos três condenados pelos atos de 8 de janeiro, Hery Kattwinkel foi ironizado por uma livraria nas redes sociais após ter confundido, na defesa do cliente as obras “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, com “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. “Sai do Google e vem pra livraria, meu querido”, divulgou a livraria Leonardo da Vinci, que fica localizada no Centro do Rio de Janeiro.
A gafe do advogado ocorreu durante sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF) nessa quinta-feira (14). “Diz 'O Pequeno Príncipe', os fins justificam os meios”, afirmou o advogado. “Realmente é muito triste (...) confundiu O Príncipe, de Maquiavel, com O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, que são obras que não têm absolutamente nada a ver”, afirmou Alexandre de Moraes. Além disso, a frase usada por Kattwinkel, embora seja geralmente creditada ao "O Príncipe", não consta na obra. Na verdade, a famosa frase é atribuída ao poeta romano Ovídio, na obra Heroides.
Relator das ações penais do 8 de janeiro, Moraes criticou o advogado por, em vez de fazer a defesa do cliente, fazer “discursinho” para as redes sociais. O ministro afirmou ainda ser “patético e medíocre” um advogado subir até a tribuna do STF para propagar discurso de ódio.