Calamidade pública

Na presidência do Senado, Anastasia vai comandar votação virtual de decreto

Mineiro substitui Davi Alcolumbre, que contraiu o novo coronavírus; senadores vão apreciar a proposta de calamidade pública

Por Fransciny Alves
Publicado em 19 de março de 2020 | 17:06
 
 
 
normal

Por ironia do destino, a responsabilidade pela instalação do “plenário virtual” no Senado Federal ficou por conta de Antonio Anastasia (PSD-MG). Isso ocorreu mesmo antes do afastamento do presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) das atividades na Casa, na quarta-feira (18), por ter contraído o novo coronavírus.

O senador mineiro, que sempre fala que é pouco conectado com novidades tecnológicas e tem dificuldades até mesmo com as ferramentas do dia a dia das suas redes sociais, testou nesta quinta-feira (19) o sistema de deliberação remota do Legislativa.

Na prática, os parlamentares vão votar por meio digital – internet ou telefone. A medida foi tomada para evitar a propagação do Covid-19. E, segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen), o Senado vai ser o primeiro Parlamento do mundo a utilizar essa inovação.

O sistema funcionou bem e vai ser utilizado pela primeira vez na votação de sexta-feira (20). Os senadores vão apreciar a proposta do governo federal que decreta estado de calamidade pública no Brasil em função a pandemia do novo coronavírus. O texto já foi aprovado pela Câmara.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!