Desde que o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, tomou posse, há uma semana, pelo menos cinco pessoas que estiveram presentes no evento foram diagnosticadas com coronavírus. Apesar da suspeita de a solenidade ter sido a fonte do surto, um magistrado não acredita nisso.
Em entrevista à revista Veja, um ministro do STF, que não teve o nome divulgado, disse que vê um jantar organizado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como o vetor. Ele lembrou que o parlamentar deu uma festa de despedida para Dias Toffoli e convidou “meia República”.
“Dizer que esse povo todo pegou coronavírus porque passou duas horas dentro do plenário do STF, com distanciamento social, é muita irresponsabilidade. Tem que ver o que os convidados fizeram antes”, disse um outro magistrado.
Além do próprio Maia, Fux, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro – , e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, também testaram positivo para doença.