Tem parlamentar querendo os bancos não cobrem juros do cliente que utilizar o limite do cheque especial enquanto a pandemia do novo coronavírus persistir no país. O deputado federal Léo Moraes (Podemos-RR) foi quem fez essa indicação ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
Ele justifica que, a cada semana, estima-se um crescimento econômico cada vez menor para do PIB do país neste ano e que a população brasileira, de uma forma geral, vai ser prejudicada por conta do Covid-19. Em especial, segundo ele, o trabalhador informal, o autônomo e o pequeno empresário.
“Várias dessas pessoas auferem rendimentos que, em determinadas hipóteses, são insuficientes para pagar suas contas do mês. Elas acabam se endividando e precisam recorrer ao cheque especial fornecido pelos bancos, que em geral cobram juros altíssimos”, argumenta.
Diante disso, o parlamentar sugere que Guedes, na condição de presidente do Conselho Monetário Nacional, adote providências para suspender o direito das instituições cobrarem juros sobre o cheque especial pelo período de 60 dias ou até que o Ministério da Saúde declare o fim da pandemia de coronavírus no Brasil.