Pesquisa

Para 51%, vazamentos do Intercept não mudam opinião sobre Lava Jato

Pesquisa da XP Investimentos, feita pelo Ipespe, também perguntou aos entrevistados se a força-tarefa cometeu excessos

Por Da redação
Publicado em 06 de julho de 2019 | 11:53
 
 
 
normal

A opinião da população sobre a Lava Jato e os recentes vazamentos feitos pelo "The Intercept" foram avaliados em uma pesquisa da XP Investimentos, feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e divulgada na manhã deste sábado (6). 

Segundo informações do colunista Guilherme Amado, da revista "Época", que teve acesso aos dados coletados, a percepção de 43% dos entrevistados foi que a Lava Jato não cometeu excessos no combate à corrupção. Em contrapartida, 33% acredita que a força-tarefa cometeu, sim, excessos e, por isso, algumas decisões devem ser revistas. Outros 15% apontam que o resultado valeu a pena apesar dos excessos e 9% não soube opinar.

Quanto o vazamento das mensagens do Telegram de Deltan Dallagnol com procuradores e até com o então juiz Sérgio Moro, 51% dos entrevistados confiam que as conversas não alterarão a opinião das pessoas sobre a Lava Jato. 25% avaliam que altera para pior e outros 14% para melhor. 

A coleta de dados foi feita pelo telefone e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. As entrevistas foram feitas e 1° e 3 de julho. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!