O PDT pretende lançar, nesta quinta-feira (10), a pré-candidatura para o governo de Minas do ex-deputado do PT, Miguel Correa. A informação foi confirmada por fontes do partido que disseram que o anúncio será em evento, em Belo Horizonte, que contará com a presença do presidenciável do partido, Ciro Gomes. 

O evento será para o anúncio da filiação do ex-parlamentar à legenda e também para formalizar a pré-candidatura ao Palácio Tiradentes.

A ida de Corrêa para o partido e o lançamento como candidato faz parte das estratégias do PDT para garantir um palanque para Ciro Gomes no Estado. Embora admitam que ainda buscam caminhar junto à candidatura de Kalil (PSD), lideranças pedetistas afirmam que o partido se movimenta para outras alternativas, dentre elas o de uma candidatura própria.

 “Estamos fazendo o que sempre falamos. Estamos abertos para composições que possam atender às nossas expectativas, mas não vamos ficar imobilizados”, ponderou o presidente estadual do partido, deputado Mário Heringer, 

O principal empecilho para que o PDT esteja na campanha de Kalil é a possibilidade do prefeito de BH caminhar junto com o PT, servindo o palanque mineiro ao ex-presidente Lula.

Procurado pela reportagem de O TEMPO, Miguel Corrêa confirmou a filiação no PDT e que se colocou à disposição para uma eventual candidatura ao governo de Minas. Segundo ele, nesta quinta-feira, irá divulgar uma nota anunciando a desfiliação do PT.  

“Depois de muitas conversas com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e com o deputado Mario Heringer e eu entendi que para minha trajetória política e dentro daquilo que eu acredito ser melhor para o país e para o estado agora, resolvi aceitar o convite de me juntar o partido e me coloquei à disposição uma pré-candidatura ao governo do Estado”, afirmou Corrêa. 

Ele ponderou que na política as coisas podem mudar, e que, deixou claro que pode, caso o partido busque uma aliança com outro nome forte para o governo, tentar uma candidatura ao Senado. 

Ex-vereador de Belo Horizonte, Corrêa foi filiado ao PT até o presente momento. Em 2018, depois de cumprir mandatos na Câmara dos Deputados, se candidatou ao Senado pelo partido, mas não foi eleito. Durante a gestão do governador Fernando Pimentel, Miguel Corrêa assumiu a  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Segundo o ex-parlamentar, as possibilidades de uma candidatura à Câmara, à ALMG ou compondo alguma chapa como vice estão descartadas.