CRISE NA TERCEIRA VIA

Pesquisa da 'terceira via' tende a ser negativa para Doria e favorável a Tebet

Aliados e membros da pré-campanha de João Doria querem que perguntas subjetivas como preocupação com os mais pobres sejam retiradas da pesquisa

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 18 de maio de 2022 | 14:55
 
 
 
normal

Uma pesquisa encomendada pelos partidos que compõem a chamada "terceira via", PSDB, Cidadania e MDB, inflamou ainda mais a crise na pré-campanha do ex-governador de São Paulo João Doria.

Membros da pré-campanha e aliados do paulista pediram mudanças no questionário da pesquisa, que estava programada para ser apresentada aos presidentes dos partidos na tarde desta quarta-feira (18), segundo informou o g1.

A pesquisa, que está sendo feita pelo IGEPP, consultou 2 mil pessoas na tentativa de consolidar um nome, ou de Doria ou de Simone Tebet, pré-candidata do MDB, para representar os partidos na disputa pela Presidência.

Entre as mudanças pedidas pela equipe de Doria estão perguntas focadas nos atributos de experiência e competência, retirando perguntas que envolviam atributos subjetivos, como "preocupação com os mais pobres". 

Na avaliação da equipe do pré-candidato do PSDB, os resultados da pesquisa tendem a ser negativos para Doria e favoráveis a Simone Tebet, por isso reclamam do uso da pesquisa como critério de definição do candidato da terceira via.

Ainda não há confirmação se Doria vai participar da reunião à qual foi convocado pela cúpula do PSDB para informá-lo sobre os problemas de sua candidatura para o partido.

Na terça-feira (17), o ex-governador paulista sofreu um novo revés na reunião da Executiva Nacional, quando lideranças tucanas, entre as quais o presidente Bruno Araújo e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, consideraram que a candidatura de Doria é inviável na atual conjuntura da corrida eleitoral.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!