O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou na na tarde desta quinta-feira (22) os nomes que vão comandar a Secretaria de Estado de Fazenda e a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento a partir de janeiro.
Futuro secretário de Fazenda de Minas, o contador Gustavo Barbosa foi indicado a Romeu Zema pelo economista Gustavo Franco, espécie de “guru econômico” do Partido Novo. Coube a Franco, aliás, fazer o convite direto a Barbosa para assumir a pasta.
Titular na pasta do Rio de Janeiro durante o governo de Luiz Fernando Pezão (MDB), Barbosa, segundo interlocutores, teve papel decisivo na renegociação da dívida do Estado com a União – o Rio, assim como Minas, passa por um momento crítico nas finanças. Ele deixou o comando da pasta no início de 2018.
Em conversa com a reportagem de O TEMPO, Gustavo Barbosa afirmou que a experiência no Rio de Janeiro pode ajudar na condução dos trabalhos em Minas. “Acho que pode ser de grande ajuda sim, tivemos uma situação complicada no Rio por conta do cenário fiscal. Mas ainda temos que estudar de que forma essa experiência vai auxiliar em Minas”, contou, apontando que ainda aguarda receber um diagnóstico completo da situação financeira do Estado vindo da equipe de transição.
“Ainda é prematuro tecer qualquer comentário sobre a situação econômica de Minas, mas, pelo que acompanhamos nos jornais, sabemos que será um desafio”, argumentou Barbosa, que se disse, ainda, “muito honrado” com o convite e “animado” com a proposta do Partido Novo para o Estado.
Barbosa também disse ver com naturalidade a questão dos salários dos secretários, uma vez que Romeu Zema, durante campanha, defendeu que os chefes de pastas recebessem os vencimentos apenas quando as remunerações do funcionalismo mineiro estivessem em dia. “Foi um compromisso firmado pelo Zema com o povo mineiro. Vamos respeitar esse compromisso, faz parte do processo em que atuaremos para solucionar a questão dos servidores“.
Planejamento
Já o engenheiro Otto Alexandre Levy Reis, de 53 anos, será o novo secretário de Planejamento e Gestão. Otto Levy Reis é natural de Belo Horizonte e graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFMG. Já foi vice-presidente de Gente e Gestão, vice- presidente Comercial e de Marketing, tendo sido mais recentemente, o Chief Operating Offficer (COO) da Magnesita Refratários. Têm diversos cursos no Brasil, Estados Unidos e Japão em Recursos Humanos (RH) e Gestão.
"Definimos que o anúncio dos secretários vai seguir um alinhamento entre as pastas. Dessa forma anunciamos hoje os nomes que vão comandar as secretarias de Fazenda, Planejamento e Gestão", disse o governador Romeu Zema, que participou, nesta quinta-feira, de encontros com empresários e investidores em São Paulo (SP), seguindo o planejamento de já começar a atrair novos negócios e empresas para Minas antes mesmo de tomar posse no dia 1º de janeiro de 2019.