A presidente já havia anunciado, em setembro de 2011, R$ 3,16 bilhões, sendo que sairiam dos cofres da União R$ 1 bilhão diretamente do Orçamento federal e R$ 750 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O retrospecto de promessas para o transporte de massa da capital é recebido com desconfiança pelos moradores. Dos R$ 3,16 bilhões anunciados há dois anos, apenas R$ 52,8 milhões foram liberados até o momento.
De acordo com o Ministério das Cidades, o governo federal disponibiliza os recursos conforme as etapas vão sendo concluídas e as demandas apresentadas pelos governos do Estado e prefeituras das capitais.
Outra promessa que também é vista com desconfiança é a duplicação da BR–381. As intervenções também foram comentadas pela presidente Dilma Rousseff ontem. “Vamos fazer o lote da variante de Santa Bárbara de forma específica. Nós vamos concluir o anteprojeto e imediatamente lançar esse lote”, prometeu.
A variante Santa Bárbara prevê a construção de pistas novas, com viadutos e três túneis, diminuindo o número de curvas, aclives e declives. Esse trecho tem extensão total de 38,6 km, com início em Nova Era e final em São Gonçalo do Rio Abaixo.