Com o governador Romeu Zema (Novo) em missão internacional nos Estados Unidos, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho, assume interinamente o governo de Minas Gerais nesta sexta-feira (5). O presidente da ALMG, que é o segundo da linha de sucessão, permanece no posto até terça (9).

Em uma rede social, Tadeuzinho, que assumiu a presidência da ALMG em fevereiro, disse que exercerá a interinidade com “zela e comprometimento”. “Serão dias de trabalho, diálogo e ações focadas nos mineiros, assim como temos atuado no Legislativo do estado”, acrescentou o deputado estadual. Assim, até terça, a 1ª vice-presidente da ALMG, Leninha (PT), assume interinamente a presidência da Casa.

Aliás, Leninha será a primeira mulher negra a presidir a ALMG na história. "Pela primeira vez na história, a ALMG será presidida por uma mulher, negra e norte-mineira", celebrou a deputada estadual, que é natural de Montes Claros. "Assumo com responsabilidade a presidência interinamente até o dia 9. O que a vida quer da gente mesmo é coragem, vamos lá!", completa.

O sucessor natural de Zema seria o vice-governador Mateus Simões (Novo), que, no entanto, está fora do país em viagem de caráter particular desde 23 de abril. Como Simões voltará apenas na próxima terça-feira, Tadeuzinho, até lá, governa interinamente o Estado. Depois, entre terça e sexta-feira (12), quando Zema ainda estará nos Estados Unidos, será o vice-governador a ocupar interinamente o cargo.

Nos Estados Unidos, o governador, licenciado, visitará Boston e Nova York para "oficializar e trazer mais investimentos para o Brasil", de acordo com o Palácio Tiradentes. Em Boston, se encontrará com os diretores da startup de tecnologia Boston Metal. Já em Nova York, Zema lançará o projeto Vale do Lítio na Nasdaq - bolsa de valores em negócios de tecnologia e informação.

Ainda em Nova York, Zema participará da Conferência Lide Brazil Investment Forum e da 16ª edição do Itaú BBA Latam CEO Conference, e se reunirá com o fundo de investimentos Global Infrastructure Partners (GIP).

A comitiva do governador terá o secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro (PP), a chefe do Núcleo de Eventos e Cerimonial, Aline Brandão Silva, e os servidores da Secretaria Geral de Estado Eric da Cruz Gonçalves e André Valadares da Cruz.