A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), vai selecionar dois jovens da capital para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025. A iniciativa busca ampliar a participação dos jovens nas discussões sobre meio ambiente e justiça climática. A articulação para a realização do evento foi fruto de diálogos entre a Diretoria de Juventudes da Subsecretaria de Direitos Humanos da PBH e a Secretaria Nacional de Juventude, do governo federal.
Os escolhidos terão todas as despesas custeadas. Para concorrer, é preciso participar das Plenárias das Juventudes sobre a Mata Atlântica, preparatórias para a COP30, nos dias 4 e 5 de agosto. No encontro, serão selecionados os dois jovens para participar do evento, que farão parte de uma delegação brasileira com jovens de outras cinco cidades, dos outros biomas do Brasil
A inscrição deve ser feita por meio do formulário disponível no Portal da PBH (acesse aqui).
Plenárias
O objetivo principal das Plenárias é realizar um processo de formação, escuta e mobilização das juventudes em todos os biomas brasileiros sobre a COP30 a partir das realidades locais, dos desafios enfrentados em cada um, promover a participação ativa de jovens, organizações de juventude, especialistas e representantes de diferentes setores. Cada Plenária será realizada em dois dias, divididos em painéis, debates em grupos, apresentação das discussões dos grupos em plenária e visita ao Bioma preservado.
A prefeitura destaca que, conforme prevê a ONU, os jovens devem ser multiplicadores da Agenda 2030, já que representam a geração do futuro, interessada na mitigação das mudanças climáticas.