O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) será instalado em Belo Horizonte, nesta sexta (19), em solenidade no Palácio das Artes.

A nova Corte, a primeira a ser inaugurada no país no século XXI, estará localizada no prédio da Justiça Federal, na avenida Álvares Cabral, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da capital.

O espaço passou por reformas para se adaptar ao novo tribunal, que foi criado para desafogar o TFR-1, com sede em Brasília, em que 35% dos processos que tramitam são referentes a Minas Gerais. 

Até o momento, não há uma data definida para o atendimento externo. A expectativa é que, inicialmente, o expediente seja apenas interno até mesmo para fazer as últimas modificações.

A previsão é que o início dos trabalhos do TRF6 possa ser em setembro, mas a Justiça Federal de Minas Gerais ainda não tem essa definição, segundo informou sua assessoria. 

O TRF-6 contará com 18 desembargadores federais que serão empossados durante a cerimônia de inauguração. O local ainda terá cerca de 200 cargos comissionados, e outros 150 que serão provenientes de concurso públic, cujo edital ainda será publicado.