Privatização

Zema diz que Cemig já se reestrutura para ser vendida

Governador afirmou que presidente da companhia já trabalha internamente para valorizar a empresa

Por Da Redação
Publicado em 18 de janeiro de 2019 | 19:39
 
 
 
normal

O governador Romeu Zema disse nesta sexta-feira (18), em entrevista à Band Minas, que o preparo do processo de privatização da Cemig já começou. A venda da companhia de energia é uma das contrapartidas que está sendo negociada com o governo federal em troca da renegociação da dívida do Estado com a União, que hoje chega perto dos R$ 87 bilhões.

“Eu te diria, inclusive, que (no caso da)Cemig – me foram fornecidos alguns dados – as ações nos últimos quatro meses já subiram coisa de mais de 50%, exatamente na expectativa de melhoria no desempenho da empresa que vai ficar livre dessas influências políticas. O atual presidente da Cemig (Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga) está conduzindo mudanças internas visando colocar a empresa em outro patamar e tudo isso vai refletir no preço das ações da Cemig, que é aquilo que o Estado vai obter mais na frente”, disse o governador.

No último dia 9, em outra entrevista, Zema havia afirmado que a venda da Cemig seria proposta à Asssembleia e que a exigência era do governo federal. “Sim, o Tesouro Nacional, dentro dessa renegociação da dívida com Minas, exige que empresas do Estado sejam privatizadas. Na lei não está claro o grau de exigência, mas é objetivo nosso que o Estado foque naquilo que leva e traz retorno para a população, que é saúde, segurança e educação”, disse o governador do Estado na ocasião.

Para vender a Cemig, Zema terá que aprovar a operação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e submeter a decisão a um referendo com a população, conforme previsto na Constituição Estadual.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!