Regularização

Zema: projeto para terceirizar vistoria veicular vai para a ALMG após recesso

Governador explicou que Estado está definindo regras mais simples para a transição dos serviços que eram de responsabilidade da Polícia Civil

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 19 de julho de 2023 | 09:09
 
 
 
normal

O governador Romeu Zema (Novo) projetou, nesta quarta-feira (19/7), em entrevista ao Café com Política, da FM O TEMPO, que a proposta para terceirizar as atividades de vistoria veicular deve ser enviada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) após o recesso parlamentar. O período, que começou nessa terça, vai se estender até o dia 1º de agosto. A entrevista foi concedida no estúdio da rádio montado no Mercado Central.

De acordo com Zema, a proposta está sob os cuidados da Secretaria de Planejamento e Gestão, que ainda define as regras para a transição, já que, até então, a vistoria era responsabilidade do antigo Departamento de Trânsito (Detran). “Sou optante do seguinte: melhor levar seis meses e fazer bem feito do que levar um mês e depois ter de ficar consertando. Então, o que nós temos feito é um trabalho cuidadoso para que a vistoria seja feita da melhor forma possível”, afirmou. 

O governador ainda apontou que o Palácio Tiradentes está reduzindo exigências para o licenciamento de empresas para a vistoria veicular. “As exigências anteriores eram altíssimas, o que, vamos dizer, limitava a entrada de algumas pessoas que querem trabalhar nessa área. Se precisava de mil metros quadrados, reduzimos agora para 300 metros quadrados. Dá para o carro entrar, vistoria etc.”, exemplificou. 

Zema comemorou a aprovação da proposta de Emenda à Constituição, aprovada ainda em abril pela ALMG, que transferiu o Detran, antes vinculado à Polícia Civil, para o guarda-chuva da Secretaria de Planejamento e Gestão. “Pode parecer uma coisa boba, mas, quem acompanha, sabe que foi um avanço extraordinário. Nós tínhamos policiais bem preparados, bem pagos, que, em vez de investigar assassinatos, ficavam fazendo exame de carteira de habilitação, acompanhando alguém dentro do carro”, afirmou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!