Congresso da AMM

Zema promete licitar obras de hospitais regionais no 2º semestre de 2022

De acordo com o governador, questões jurídicas e burocráticas teriam impedido a retomada das obras das unidades hospitalares

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 02 de junho de 2022 | 11:11
 
 
 
normal

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta quinta-feira (2), durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, que a licitação das obras paralisadas de hospitais regionais será lançada ainda no segundo semestre de 2022. Zema foi um dos pré-candidatos ao governo de Minas a participar de um painel promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o processo licitatório irá contemplar os hospitais regionais de Teófilo Otoni, Conselheiro Lafaiete, Sete Lagoas, Divinópolis e Juiz de Fora. 

De acordo com Zema, os recursos para a conclusão das obras já estão “carimbados”. “Esses hospitais só não tiveram ainda as obras iniciadas devido a questões jurídicas, burocráticas no Estado. Muitas Câmaras Municipais tiveram que votar a estadualização dessas obras, que ficaram paradas por anos. Tivemos ainda que enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei alterando esse processo”, justificou.

O primeiro edital a ser lançado será o do Hospital Regional de Governador Valadares, previsto para ser republicado ainda em junho, segundo a SES, "abrindo a sequência de publicação dos editais". As retomada das obras será financiada pelo acordo de reparação integral firmado entre o Estado e a Vale em razão do rompimento da Barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Central. Estão previstos R$ 985 milhões para investimento na conclusão dos hospitais de Teófilo Otoni, Divinópolis, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora e Unaí.

Apesar de ter ponderado os empecilhos jurídicos, Zema afirmou que os trâmites legais estão sendo seguidos. “O grande desafio, que é ter o dinheiro para concluir a obra, está resolvido. O que nós temos que resolver agora é a questão burocrática, que já está muito bem encaminhada”, concluiu. Segundo o governador, as intervenções serão concluídas "independentemente de quem governar o Estado de Minas".

Errata: Inicialmente, O TEMPO afirmou que o edital das obras do Hospital Regional de Governador Valadares teria sido publicado em 5 de maio, conforme havia informado a SES. Nesta sexta (3), às 11h30, fez uma retificação, comunicando que, na verdade, o edital será republicado neste mês de junho.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!