O América está de volta à final do Campeonato Mineiro. A classificação do Coelho veio após a vitória diante do Cruzeiro por 4 a 2 nos pênaltis (após empate por 1 a 1) no tempo normal, pelo duelo de volta das semifinais do certame, na Arena Independência. A última vez que o Alviverde esteve na decisão do Estadual foi em 2023, quando foi derrotado pelo Atlético. Campeão em 16 oportunidades, o América não vence o Mineiro desde 2016.
Jejum de nove anos e poucas conquistas
O torcedor americano vive a expectativa de conquistar Minas Gerais novamente. Nos últimos 30 anos, o Coelho venceu o Campeonato Mineiro em apenas duas oportunidades: 2001 e 2016. Nesses dois anos, o Galo foi o derrotado.
Em 2001, o Alviverde aplicou uma goleada: 4 a 1, com gols de Wellington Paulo, Tucho e Rodrigo (2). No segundo confronto, o Coelho chegou a perder por 3 a 0. Mas Alessandro, aos 32 do segundo tempo, fez o gol que que deu o título aos americanos no Mineirão.
Já em 2016, o Coelho venceu o primeiro jogo por 2 a 1, na Arena Independência, com os dois tentos marcados por Danilo Barcelos. No duelo seguinte, no Gigante da Pampulha, o Atlético também chegou a estar na frente. Mas o heroi daquela decisão - Danilo Barcelos -, aos 39 da segunda etapa, marcou o gol que deu o título ao Alviverde.
O América já foi para a final do Campeonato Mineiro em 33 oportunidades.