O América desperdiçou uma grande chance de se aproximar do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (7), com atuação ruim, o Coelho foi batido por 1 a 0 pelo Athletic no estádio Independência, pela 15ª rodada do torneio. Com a derrota, o América fica estacionado na 12ª posição, com 20 pontos. Já o Athletic deixou a lanterna e subiu para a 17ª colocação, com 15 pontos, apenas um abaixo do 16º colocado, Criciúma.
O primeiro tempo foi de superioridade do Athletic. Bem postado em campo, o time de São João del-Rei dificultava a criação do América, que também sofria pelas dificuldades do seu meio de campo para entrar no jogo. Aos 18 minutos, o Athletic foi premiado. Sidimar aproveitou cobrança de escanteio e abriu o marcador de cabeça.
O gol não mudou o panorama da partida, que seguiu com o Athletic incomodando o América na saída de bola. Os donos da casa só chegavam ao ataque por meio de lançamentos ou ligações diretas e não tinham eficiência para ameaçar o gol adversário. No fim do primeiro tempo, o Coelho quase levou o segundo, em bola na trave de Ronaldo.
Quem esperava um América melhor na segunda etapa se frustrou. O Coelho seguiu 'emperrado' na marcação do Athletic, apresentando dificuldades na troca de passes e na transição entre defesa e ataque. Mesmo assim, ainda conseguiu algumas chegadas na área do goleiro Adriel, mas sem a pontaria necessária.
O Athletic também não conseguia ser tão ameaçador como na primeira etapa, até a metade da segunda etapa. Vendo a inoperância do Coelho, o time de São João del-Rei começou a aproveitar os erros do América e arriscar contra-ataques. Não fosse Matheus Mendes, o Coelho teria levado o segundo gol nas chegadas perigosas dos visitantes.
Mesmo com a luta no fim do jogo, o Coelho não conseguiu mudar o placar.
O próximo desafio do América é fora de casa, e contra uma equipe do G4. No próximo sábado (12), o time do CT Lanna Drummond pega o Novorizontino, às 16h, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). O Athletic volta a campo na próxima segunda-feira (14), 19h, na arena Sicredi, em São João del-Rei. O adversário será o Avaí
América 0 x 1 Athletic
Motivo: 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: 7 de julho de 2025, às 21h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)
Gol: Sidimar (Athletic)
Cartão amarelo: Miqueias (América); Yuri (Athletic)
América: Matheus Mendes; Mariano, Lucão, Ricardo Silva e Paulinho (Arthur Sousa); Miqueias (Yago Santos), Cauan Barros, Figueiredo, Miguelito (Jhonnathan Silva) e Stênio (Yago Souza); Breno Teixeira (Elizari). Técnico: Enderson Moreira.
Athletic: Adriel, Douglas Silva, Marcelo Ajul, Sidimar, Gelado (Yuri); Fabrício Isidoro (Martínez), Sandry, e David Braga; Welinton Torrão (Matheus Guilherme), Max (Alason Carioca) e Ronaldo Tavares (Neto Costa). Técnico: Rui Duarte.